quinta-feira, 29 de julho de 2010

Resposta ao Passatempo do blogue "maisumsobreculinaria"

Charlotte de morangos


Ingredientes:

Cerca de 20 palitos de champanhe

3 meias chávenas (chá) de morangos

4 folhas de gelatina

½ litro de leite

4 ovos, separados

1 chávena (chá) de açúcar

½ colher (chá) de essência de amêndoa

½ litro de natas

Morangos para decorar

Utilize uma forma de cinta. Corte uma ponta dos palitos. Alinhe os palitos em redor da forma, com as pontas cortadas para baixo. Passe os morangos pelo liquidificador, formando um puré. Ponha o leite no jarro refractário. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Aqueça, no microondas, na potência alta (100%) por 4-6 minutos, até começar a ferver, mexendo 2 vezes durante esse tempo.

Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas e metade do açúcar, até obter uma gemada bem clara. Junte um pouco do leite quente à gemada. Pouco a pouco, despeje a gemada no leite restante, batendo sempre. Cozinhe na potência média (50%) por 5-6 minutos, até engrossar ligeiramente e aderir às costas da colher. Mexa 2 vezes durante a cozedura e não deixe ferver. Dissolva neste creme quente a gelatina. Passe para uma tigela grande.

Acrescente o puré de morangos e a essência de amêndoas ao creme. Cubra e leve ao frigorífico por 45 minutos. Ou até que o creme forme montinhos ao cair da colher. Mexa de vez em quando.

Numa tigela à parte, bata as claras em castelo com a batedeira na velocidade máxima. Junte o resto do açúcar – 2 colheres de cada vez – batendo sempre, até obter o ponto de suspiro. Despeje sobre o creme de morango. Sem lavar a tigela em que bateu o suspiro, nem os batedores, bata as natas com a batedeira em velocidade média, até obter um creme de chantilly. Reserve ¼ do chantilly e despeje o restante sobre o creme.

Com uma espátula misture o chantilly, o suspiro e o creme de morango. Despeje essa massa na forma preparada com os palitos. Cubra e leve-as frigorífico por 4 horas, ou até ficar bem firme.

Para servir, passe a faca entre a charlotte e a forma. Coloque um prato gelado sobre a forma. Desenforma a charlotte e retire o papel-vegetal. Decore com os morangos e o chantilly reservado.




Espero que se deliciem!!

E já sabem podem ainda participar neste passatempo, visitem: http://maisumsobreculinaria.blogspot.com/

4 comentários:

Muito obrigado pela sua visita e por deixar o seu comentário, que para mim tem muita importância.
Obrigado por o fazer!